Superthal e Caravana da Coca-Cola fazem noite mágica em Bom Jardim
Imagine que Ana e Carlos estão participando de um grande projeto, mas percebem que os membros da equipe não confiam uns nos outros. Como resultado, o trabalho não rende, a colaboração é mínima, o comprometimento parece artificial e o prazo do projeto fica mais apertado. Ambos decidem agir para que todos se sintam valorizados e o resultado aconteça.
- Estimulando a comunicação: desde então, Ana e Carlos criam oportunidades para que todos possam se comunicar de maneira clara e aberta. Compartilham informações sobre o andamento de suas tarefas e incentivam as pessoas a conversarem e a opinarem sobre as situações e desafios, buscando alternativas e soluções.
- Alcançando a compreensão: fazem questão de escutar e entender as razões e motivos das pessoas fazerem o que estão fazendo. Quando percebem que alguém está sobrecarregado, em vez de julgar, colocam-se no lugar para entender as causas. Essa atitude cria um ambiente onde todos se sentem confortáveis para serem honestos sobre suas dificuldades.
- Promovendo o respeito: com comunicação e compreensão, na prática, o respeito entre os membros da equipe cresce. Todos respeitam o trabalho, as razões e o tempo dos outros, sendo pontuais, cumprindo prazos, reconhecendo e valorizando as habilidades dos colegas.
- Conquistando a confiança: com essa base de comunicação aberta, compreensão e respeito mútuo, a confiança passa a se desenvolver naturalmente. Todos se sentem mais seguros e motivados a colaborar, e a equipe passa a trabalhar de forma integrada, sem competir ou desconfiar uns dos outros, aumentando as chances de sucesso do projeto.
Uma pessoa confiável não só é vista com respeito e admiração, mas também se torna referência. Entender que a confiança, não é um ato isolado e que nasce da comunicação constante, da compreensão das realidades e do respeito mútuo é o primeiro passo para conquistar uma reputação de confiabilidade.
Sem confiança, o resultado pode ficar comprometido
O problema é que quando uma pessoa não consegue conquistar a confiança dos outros, seu potencial de realização fica comprometido. Sem confiança, essa pessoa pode enfrentar barreiras que dificultam a cooperação e reduzem suas oportunidades de crescimento e reconhecimento. Em contextos profissionais, isso pode significar perder oportunidades de promoção, projetos importantes ou até a própria estabilidade no emprego.
As pessoas, quando não são confiáveis, costumam se sentir isoladas e desvalorizadas, muitas vezes carregando uma sensação de fracasso por não serem reconhecidas ou incluídas em projetos de destaque. Por outro lado, aqueles que convivem com alguém não confiável enfrentam a insegurança de não saber se podem contar com essa pessoa em situações críticas. Isso gera um ambiente de tensão e desconfiança que afeta negativamente o clima e o desempenho. A confiança é o sentimento de segurança em relação a outra pessoa, enquanto a confiabilidade é a capacidade de cumprir consistentemente o que se promete. Por exemplo, você pode confiar em um colega para ouvir seus desabafos pessoais (confiança), mas talvez não se sinta seguro em delegar a ele uma tarefa importante devido à falta de confiabilidade.
Por que as pessoas perdem a confiança?
Promessas não cumpridas, falta de clareza, falta de transparência, inconsistência nas atitudes, apropriação de ideias alheias e incompetência. Pequenas falhas repetidas, como atrasos, desculpas frequentes e omissões, também podem comprometer seriamente a imagem que se deseja construir, levando à desconfiança na capacidade de entrega e de se relacionar.
Dicas práticas para conquistar a confiança e ser confiável
Tornar-se confiável envolve uma combinação de habilidades pessoais e profissionais que comunicam ao outro a seguinte mensagem: “você pode contar comigo.”
- Mantenha a discrição: trabalhe para as pessoas confiarem em você. Evite falar sobre outras pessoas ou sobre conversas particulares, a menos que tenha permissão. Respeite a privacidade dos outros.
- Evite a reatividade e ouça com atenção: antes de reagir, respire, ouça atentamente e considere o ponto de vista do outro. Durante uma conversa sobre melhorias, evite responder defensivamente. Em vez disso, escute atentamente e reflita sobre os pontos levantados antes de reagir. Isso demonstra maturidade e disposição para crescer.
- Demonstre comprometimento com a qualidade: isso aumenta sua confiabilidade. O hábito de revisar seu trabalho antes de entregá-lo, mesmo que isso signifique alguns minutos extras, fará com que seus colegas confiem na precisão de seu trabalho.
- Honre pequenos compromissos: se prometer algo, por menor que seja, cumpra. A consistência gera confiança. Por exemplo, sempre que combinar de ajudar um colega, e cumprir o que prometeu, construirá uma imagem de confiabilidade.
- Reconheça seus limites: admitir quando precisa de ajuda ou apoio é um sinal de maturidade e responsabilidade. Em vez de tentar fazer tudo sozinho, se precisar, peça ajuda, demonstrando humildade e compromisso com a entrega.
- Seja pontual e cumpridor de prazos: pontualidade e respeito aos prazos são formas de demonstrar responsabilidade e profissionalismo. Sempre chegue no horário e entregue suas tarefas conforme combinado.
- Demonstre integridade e honestidade em situações difíceis: essa postura solidifica a confiança que os outros têm em você. Ao perceber um erro em uma entrega, se responsabilize imediatamente. Explique o que aconteceu e proponha uma solução.
- Não se aproprie das ideias e opiniões alheias: sempre que compartilhar uma ideia que ouviu, dê o devido crédito, mesmo que a pessoa não esteja perto. Tentar se apropriar de uma ideia como se fosse sua, gera desconfiança e deixa as pessoas menos à vontade para compartilhar.
- Adapte sua comunicação: observe o estilo de comunicação da outra pessoa e ajuste o seu para se alinhar, seja no tom de voz, na postura ou no ritmo. Essa sintonia gera um ambiente de confiança mútua.
- Seja autêntico: o rapport verdadeiro (sintonia) nasce da autenticidade. As pessoas percebem quando o interesse é sincero, o que fortalece o vínculo de confiança.
Conquistar a confiança e ser confiável é uma jornada que exige dedicação e autoconhecimento, mas os benefícios são duradouros. Faça uma autoavaliação e pergunte a si mesmo: “As pessoas ao meu redor confiam em mim?” Se a resposta for incerta, comece a aplicar as dicas práticas hoje mesmo. A confiança que você constrói em si mesmo reflete diretamente na confiança que os outros depositam em você. Dê o primeiro passo para se tornar uma pessoa mais confiável e comece hoje a conquistar o respeito e a admiração daqueles ao seu redor.
Leia mais:
“Como lidar com pessoas tóxicas no trabalho”, por Jalme Pereira