“A arte de transformar comportamentos em resultados parte 15: como ser mais proativo e produtivo”, por Jalme Pereira

Proatividade

Proatividade

Quantas vezes você já se viu diante de uma situação em que sabia exatamente o que precisava ser feito e ficou paralisado, esperando alguém lhe dizer o que fazer?

Vamos explorar juntos como a proatividade pode transformar não apenas sua vida profissional, mas também sua jornada pessoal, especialmente em um mundo cada vez mais dinâmico e em constante evolução.

Ser proativo significa ter capacidade de identificar e solucionar problemas de forma autônoma e antecipada. É aquele talento que permite enxergar além do óbvio, identificando oportunidades e agindo antes que alguém indique o caminho ou solicite a ação.

Uma pessoa proativa está sempre atenta aos desafios e obstáculos que podem surgir. Ela não espera que os problemas se tornem graves ou que alguém peça ajuda; em vez disso, antecipa possíveis dificuldades e toma medidas preventivas para resolvê-las antes que se tornem crises. Por exemplo, ao perceber que um projeto está correndo o risco de atrasar devido a uma lacuna de informações, vai pesquisar ou buscar esclarecimentos adicionais antes mesmo de ser solicitada pela equipe.

O problema é que a proatividade está na ponta da língua de muitas pessoas, mas, nem sempre, na prática. Algumas pensam que basta sugerir um conjunto de ideias ou mudanças, sem agir de forma constante e consistente para transformar essas ideias em realidade. Ser proativo é agir da maneira certa e isso requer um profundo conhecimento do que se está fazendo, de como as coisas podem ser feitas e uma compreensão do impacto dessas ações na vida das pessoas e no sucesso das empresas.

A falta de proatividade, no entanto, pode resultar em atrasos de projetos, baixa qualidade de trabalho e perda de oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Pode causar frustração e desmotivação, afetando negativamente o clima e a produtividade. Além disso, pessoas que não são proativas muitas vezes se sentem estagnadas, incapazes de avançar ou alcançar seus objetivos, o que pode levar a sentimentos de inferioridade, inveja e falta de realização pessoal.

Isso ocorre porque algumas pessoas têm medo de serem julgadas negativamente, relutando em abrir mão da zona de conforto. Outras, pela dúvida da própria capacidade em fazer a diferença ou de alcançar resultados positivos, o que as impede de agir proativamente.

Mas existe uma forma para se tornar proativo. Basta assumir o controle da própria jornada e buscar constantemente o autodesenvolvimento e o crescimento pessoal. Buscar sempre ser a melhor versão de si mesmo.

Aqui estão algumas dicas práticas para ajudá-lo a desenvolver a proatividade:

1) Resolva os problemas: fique atento aos problemas. Procure assumir a responsabilidade sobre eles, seja propondo soluções ou oferecendo assistência.

2) Conheça os processos da empresa: dedique tempo para entender como os diferentes processos funcionam. Isso envolve não apenas conhecer o que é esperado de você em sua função. Busque entender como outras áreas da empresa funcionam e como você pode colaborar com elas.

3) Demonstre intenção em ajudar: evite perguntas ou comentários irrelevantes, especialmente quando as pessoas estão concentradas em suas tarefas. Ao invés disso, encontre momentos oportunos para discutir questões e colaborar com os projetos.

4) Cumpra suas responsabilidades antes de qualquer coisa: certifique-se de concluir suas atividades com excelência e negocie ao assumir novos projetos ou tarefas. Isso evita sobrecarregar-se com múltiplas responsabilidades simultâneas.

5) Promova ambientes que encorajem a iniciativa: Seja disponível para contribuir com as tarefas e com a organização. Ambientes colaborativos e com uma cultura de feedback aberto, são ideais para o crescimento pessoal e profissional.

6) Acompanhe a solução dos problemas (acabativa): não basta apenas identificar e propor soluções para os problemas. Acompanhe ativamente o progresso das soluções até que os problemas sejam completamente resolvidos. Isso envolve verificar regularmente o status dos projetos em andamento, oferecer suporte adicional quando necessário e garantir que todas as etapas do processo sejam concluídas com sucesso.

Um exemplo… Imagine que numa empresa, um funcionário percebe que a comunicação interna entre as equipes é ineficiente e está causando atrasos nos projetos. Em vez de esperar que alguém mais resolva o problema, ele toma a iniciativa e sugere a implementação de uma nova ferramenta de comunicação online, que permite uma colaboração mais eficiente e em tempo real.

Após apresentar a ideia aos superiores e obter aprovação, passa a liderar o processo de pesquisa, avaliando diferentes opções de ferramentas disponíveis no mercado. Depois de selecionar a melhor opção, coordena a implementação da nova ferramenta, fornecendo treinamento para os membros da equipe e garantindo uma transição suave.

Além disso, ele acompanha de perto a adoção da nova ferramenta e coleta feedback dos usuários para garantir que estejam atendendo às necessidades da equipe. Resolve rapidamente quaisquer problemas durante a implementação e faz ajustes conforme necessário. Ele continua a monitorar o uso da ferramenta a longo prazo, garantindo que ela continue a ser uma solução eficaz para melhorar a comunicação interna na empresa.

Ao implementar a proatividade em sua vida pessoal e profissional, você cultivará uma mentalidade que o ajudará a alcançar seus objetivos de forma mais eficaz e satisfatória.

A proatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada com o tempo, então não perca tempo e comece hoje mesmo a colher os frutos desse comportamento. Sua vida pessoal e profissional só tem a ganhar com isso. Seja proativo e faça acontecer!

 

Jalme Pereira é músico, palestrante, desenhista e trabalha na Universidade Veiga de Almeida (UVA)
Jalme Pereira é músico, palestrante, desenhista e trabalha na Universidade Veiga de Almeida (UVA)

 

Leia mais:

“A arte de transformar comportamentos em resultados parte 14: vencendo a procrastinação e sendo mais produtivo”, por Jalme Pereira

Ver anterior

Municípios recebem R$ 4,8 bi de Fundo de Participação

Ver próximo

Estudantes da rede pública participam de ações ambientais na região

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!