“Currículo – Dica número 2: Como usar palavras-chave”, por Jalme Pereira

Currículo

Currículo

Muitos profissionais se deparam com um obstáculo que pode prejudicar seriamente suas chances de sucesso no mercado de trabalho: a ausência de palavras-chave estratégicas em seus currículos.

É comum encontrar candidatos que ao negligenciarem o uso das palavras-chave relevantes veem seus currículos perdendo a visibilidade e, assim, não chamando a atenção dos recrutadores.

Que se encontram diante da difícil situação de ter suas qualificações e experiências obscurecidas, resultando em menos oportunidades de serem convidados para entrevistas.

Esse cenário ocorre principalmente porque muitos candidatos subestimam o poder das palavras-chave tanto no modelo offline quanto online. Se esquecem de que muitos empregadores utilizam sistemas de rastreamento para filtrar currículos. Além disso, a falta de conhecimento sobre como identificar e incorporar essas palavras-chave de forma eficaz contribui para o problema.

A boa notícia é que existe um “passo a passo” que vai te ajudar a aumentar significativamente suas chances de ser notado.

Para isso, você vai precisar alinhar as palavras-chave usadas na divulgação e descrição da vaga com as suas próprias habilidades e experiências.

 

Aqui estão algumas dicas essenciais para usar palavras-chave de maneira eficaz:

  1. Analise a Descrição da Vaga: Antes de tudo, leia atentamente a divulgação e descrição da vaga para a qual está se candidatando. Identifique as palavras-chave mais relevantes usadas (exemplo: habilidades específicas, requisitos técnicos e características desejadas…).
  2. Inclua no Resumo e Objetivo: Certifique-se de incluir as palavras-chave relevantes no resumo e no objetivo profissional. Isso ajuda os recrutadores a identificarem rapidamente sua compatibilidade com a vaga. Adicione as palavras-chave exatamente como são mencionadas, respeitando a gramática e contexto.
  3. Use Sinônimos: Em vez de repetir a mesma palavra-chave várias vezes, use sinônimos ou variações para enriquecer o texto ou conteúdo. Por exemplo, se “liderança” é uma palavra-chave, também pode usar “gestão” ou “supervisão”.
  4. Cite Resultados Mensuráveis: Ao descrever suas realizações, use números e dados concretos sempre que possível. Isso não só atrai a atenção, mas também reforça as palavras-chave relacionadas a conquistas.
  5. Realce na Experiência: Ao descrever suas responsabilidades e conquistas em experiências anteriores, inclua de forma natural palavras-chave que estejam relacionadas à vaga que você está buscando.
  6. Evite Exageros: Embora seja importante usar palavras-chave, evite exageros ou uso excessivo. Certifique-se de que as palavras escolhidas realmente se apliquem à sua experiência e habilidades.
  7. Pesquise o Segmento: Faça uma pesquisa online para identificar as palavras-chave mais comuns usadas no segmento ou campo. Isso pode te ajudar a ajustar o currículo.
  8. Informe nas Seções Relevantes: Se você tem projetos, publicações ou atividades relevantes para a vaga, inclua essas informações em seções específicas, usando palavras-chave apropriadas. Mencione como suas ações resultaram nas competências requeridas, evidenciando como você aplicou essas habilidades.

 

Veja um exemplo de como incorporar as palavras-chave em um currículo: Palavras-chave publicadas na descrição da vaga: Liderança de equipes, Experiência de mais de 3 anos na função e Conhecimento do pacote Office, principalmente Excel.

  • Usando as Palavras-Chave no Resumo Profissional: Profissional experiente com mais de 3 anos de atuação na liderança de equipes, demonstrando habilidades sólidas em gestão de pessoas e conquista de metas. Expertise no uso avançado do pacote Office, com foco especial no Microsoft Excel.
  • Usando as palavras-chave na Experiência Profissional para o Cargo Gerente de Vendas: Liderança de equipes de vendas, comprovando capacidade de motivar e orientar colaboradores para o alcance de resultados excepcionais. Realização de estratégias que resultaram em um aumento de 20% nas vendas nos últimos 3 anos. Utilização avançada do Microsoft Excel para análise de dados e criação de relatórios precisos, otimizando o desempenho da equipe.

 

Lembre-se de que as palavras-chave devem ser inseridas de forma natural e coesa, tornando o currículo legível e relevante.

Adaptar seu currículo para cada vaga e usar palavras-chave adequadas pode aumentar significativamente suas chances de ser notado pelos recrutadores, pelos sistemas de rastreamento de candidatos e, consequentemente, de receber mais convites para entrevistas.

Para garantir que seu currículo seja um reflexo preciso das suas habilidades, não perca tempo. Comece a implementar as palavras-chave hoje mesmo.

O seu próximo passo rumo ao sucesso profissional está a apenas algumas palavras-chave de distância!

 

Jalme Pereira é músico, palestrante, desenhista e trabalha na Universidade Veiga de Almeida (UVA)
Jalme Pereira é músico, palestrante, desenhista e trabalha na Universidade Veiga de Almeida (UVA)

 

Leia mais:

“Trilhando o sucesso”, por Jalme Pereira

“Descobrindo os valores essenciais para guiar a jornada profissional”, por Jalme Pereira

“10 dicas para construir uma carreira que importa”, por Jalme Pereira

“Como criar um currículo que impressiona”, por Jalme Pereira

“Currículo – Dica número 1: formato limpo e profissional”, por Jalme Pereira

Ver anterior

Cimento Nacional realiza obras no Asilo de Cantagalo

Ver próximo

Eleições dos Conselhores Tutelares serão no dia 1º de outubro

2 Comentários

  • Bom dia,

    Excelente matéria e orientação.

    • Obrigado pelo feedback. Você é uma pessoa incrível!!!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!