Governo lança Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense

O Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense será lançado nesta sexta-feira (19), no Teatro Odylo Costa Filho, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Maracanã. O Acordo de Cooperação Técnica entre a instituição de ensino e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) irá garantir um investimento de R$15 milhões ao segmento. Ao todo, 46 municípios do território fluminense serão contemplados.

Projetado nos princípios da economia criativa, o programa visa fomentar o mercado local a partir da capacitação dos artesãos em áreas como empreendedorismo e marketing. O projeto segue o plano estadual de cultura e a retomada das atividades econômicas e turísticas.

Nosso objetivo é fomentar a economia e o arranjo produtivo local. Com este investimento, queremos consolidar as feiras de artesanato como referências municipais, fortalecendo as práticas socioculturais de relevância em cada território“, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

O coordenador do projeto, Gustavo Siqueira, explica que a pesquisa e o mapeamento serão feitos de acordo com a necessidade de cada município, com a finalidade de apresentar uma opção cultural de lazer e entretenimento de forma gratuita, principalmente devido ao momento econômico.

O setor de artesanato foi um dos mais prejudicados durante a pandemia da Covid-19. Em um esforço conjunto, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro criaram o presente programa. Esperamos contribuir com este segmento que foi amplamente afetado neste período pandêmico“, completa.

O programa é dividido em quatro eixos, que serão executados pela UERJ: formação e capacitação do artesão; estruturação de pontos de comercialização; ativação cultural dos pontos de comercialização; e pesquisa. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa ficará responsável pela viabilização dos recursos financeiros.

O período de execução será de novembro deste ano até 31 de dezembro de 2022.

Natureza do projeto

Os quatro eixos a serem trabalhados são os seguintes:

  • Eixo 1 – Formação e capacitação do artesão: oferta de curso dividido em módulos de curta duração visando a capacitação do artesão em empreendedorismo, marketing e técnicas de artesanato.
  • Eixo 2 – Estruturação de pontos de comercialização (feiras): levar um novo conceito para a feira de artesanato, com nova estrutura para barracas (kits), infraestrutura para oferta de cultura e diagnóstico sobre funcionamento, horário e local.
  • Eixo 3 – Ativação cultural dos pontos de comercialização: em um período de quatro meses, a feira de artesanato nos 46 municípios será produzida pelo programa, que irá desenvolver a comunicação/divulgação, logística, capacitação de novos gestores, além da programação da feira.
  • Eixo 4 – Pesquisa: de forma transversal aos demais eixos, a pesquisa junto aos artesãos e ao público busca entender e avaliar os impactos do programa para o município e na vida das pessoas.

Serviço

Ver anterior

Serra das Almas em Trajano de Moraes recebe ação do CRAS itinerante

Ver próximo

Regin e implantação do alvará eletrônico na Prefeitura de Trajano

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!