“Você também iria a Trajano?”, por Amanda de Moraes

Chegamos a meados do segundo mês de 2024. O encerramento do carnaval impulsiona, como diz por aí o consenso geral, o verdadeiro embalo do novo ano. É como um adiamento das responsabilidades. Dieta? Após o carnaval…
Para as boas autoridades públicas, nunca houve tal pausa. Para que esse festejo renda bons frutos ao município, suor, dedicação e competência são essenciais.

Está longe de ser uma tarefa simples a organização de um evento, de vários dias, que mobiliza uma cidade inteira. Há que se pensar em todos os detalhes: segurança, conforto, saúde, limpeza, harmonia entre foliões e moradores (os que não frequentam a festa) e tantos outros que, muitas vezes, nos passam despercebidos, até inimagináveis. Entre ser o convidado da festa e ser o anfitrião, ou seja, quem a organiza, existe uma grande diferença.

Por isso, o que é bom merece reconhecimento, até para servir de inspiração. Explico: o carnaval de Trajano de Moraes foi símbolo de excelência. Não por acaso ganhou o título de “melhor carnaval do interior”.

O aquecimento da economia foi notório. Centenas de profissionais, dos mais distintos ofícios, prepararam-se para receber alguns milhares de pessoas: costureiras, cantores, seguranças, profissionais de limpeza, artistas, comércios em geral marcaram presença. Tudo isso para hospedagens, passeios turísticos, bares, festas e restaurantes serem cenários de momentos de muitas famílias e pessoas que se fizeram felizes em Trajano.

Além do crescimento econômico, a cidade se destacou pelo respeito à tradição, com blocos que valorizaram a cultura local, músicas carnavalescas clássicas e figuras importantes para o município. O apoio da prefeitura aos organizadores foi importante para que tudo transcorresse em conformidade.

O carnaval trajanense foi seguro, alegre e colorido, como deve ser, e contou com a presença nas ruas do prefeito Rodrigo Viana, demonstrando a proximidade com a festa. Um prefeito do povo deve estar junto ao povo, como pude perceber pelas ruas trajanenses. Ele demonstrou, além de uma ferrenha dedicação nos bastidores, um coração conectado verdadeiramente com as pessoas, com a cultura e com o município. Assim também fez seu secretário de turismo, Tiago Pecly, ao marcar presença.

Enquanto eu e minha família curtimos a celebração, pudemos presenciar como uma gestão que se consolida por alma, amor e verdade são capazes de trazer mais humanismo a uma festa popular, à moda de Trajano de Moraes.

 

Amanda de Moraes Estefan é advogada, no Rio de Janeiro, e sócia do escritório Mirza & Malan Advogados. Ela é neta do ex-prefeito de Trajano de Moraes, João de Moraes
Amanda de Moraes Estefan é advogada, no Rio de Janeiro, e sócia do escritório Mirza & Malan Advogados. Ela é neta do ex-prefeito de Trajano de Moraes, João de Moraes

Ver anterior

Confira as últimas ações do Ministério da Saúde no combate à dengue

Ver próximo

Fundo de Participação do 2º decêndio de fevereiro distribui quase R$ 1,8 bilhão aos municípios

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!